Câncer de Estômago: Sintomas, Como Prevenir e Tratamento

O que é o câncer de estômago?

Apesar da queda da incidência do câncer de estômago no mundo, no Brasil, ele ainda representa a terceira causa de câncer nos homens, e a quinta causa nas mulheres, acometendo em sua grande maioria pacientes acima dos 50 anos.

estomagoCausas do câncer no estômago

Os principais fatores de risco para o câncer no estômago são: a hereditariedade, que corresponde a 30% dos casos, e a infecção pela bactéria Helicobacter pylori.

Existe uma pesquisa que aponta que pessoas do grupo sanguíneo A tem uma maior predisposição ao desenvolvimento do câncer de estômago. Se a pessoa tem um parente de primeiro grau que tem ou teve câncer no estômago, ela tem maior risco do desenvolvimento dessa doença.

Não pode se esquecer de outros fatores de risco, como: anemia perniciosa, polipose adenomatosa familiar, e consumo de alimentos que produzem nitritos e nitratos, como os defumados, os ricos em corante, e os ricos em sal.

70% dos casos de câncer no estômago são devidos a hábitos alimentares. O sal é o maior vilão, e quando ele fica muito tempo sobre os alimentos acaba por desenvolver uma substancia cancerígena. Outros grandes causadores de câncer no estômago são o consumo de peixe assado e de farinha guardada há muito tempo.

Sintomas de câncer no estômago

O grande problema do câncer do estômago é que não existem sintomas específicos, e geralmente os pacientes são acometidos de sintomas inespecíficos, sendo os principais:

  • Perda de peso.
  • Anorexia ou aversão alimentar.
  • Desconforto alimentar.

Outros sintomas menos comuns são:

  • Sangramento no vômito, chamado Hematemese no termo médico.
  • Sangramento nas fezes, chamado Melena no termo médico.

Alterações no habito alimentar, como sentir se cheio e não conseguir comer mais uma determinada quantidade de alimentos, a qual antes era ingerida habitualmente, ou ter queimação no estomago, são mudanças que também podem estar relacionadas ao câncer de estômago.

como-prevenir-cancer-de-estomagoComo prevenir o câncer no estômago?

Evitar o consumo aumentado de enlatados, embutidos e carnes salgadas, substituir o peixe assado pelo cozido, e também aumentar o consumo de frutas e verduras ricas em betacaroteno e ácido ascórbico, que são fatores protetores e que diminuem a ação dos nitritos e nitratos no estômago.

Diagnóstico de câncer no estômago

diagnostico-cancer-de-estomagoO diagnóstico é feito por meio de um exame simples, prático e pouco invasivo, chamado de endoscopia digestiva alta, onde se pode visualizar todo o interior do estômago através de uma câmera inserida pela boca.

Assim como a mulher faz o exame de mama, e o homem faz o exame da próstata, é recomendado que, tanto homens quanto mulheres, que tenham 40 anos ou mais, realizem um exame de endoscopia e/ou colonoscopia para se diagnosticar o câncer do trato gastrointestinal, e junto com a biópsia pode-se identificar se a pessoa tem a pré-disposição do desenvolvimento da doença, e não raramente faz-se o diagnóstico precoce.

Além do que pode ser feito uma análise histológica, a fim de se investigar qual o tipo de tumor no estômago. Após a endoscopia, geralmente são feitas tomografias de tórax e abdômen para se identificar a extensão da doença.

Tratamento de câncer no estômago

O tratamento pode ser cirúrgico, radioterápico ou quimioterápico dependendo de cada caso. Se a doença é localizada, geralmente é feita uma cirurgia, e em alguns casos, pode ser feito quimioterapia antes e após a cirurgia. Em outros casos pode ser também inserido no tratamento a radioterapia.

O melhor tratamento para o câncer do estômago é a cirurgia, e em alguns casos é necessário retirar parte do estômago, porém, se o câncer tiver se espalhado, pode ser necessário retirar o estômago inteiro e fazer uma conexão entre o esôfago e o intestino.

O que muda na vida de uma pessoa sem o estômago é que, por exemplo, ao invés dela fazer uma única refeição, ela deverá dilui-la em três refeições menores, por conta de o estômago funcionar como um reservatório.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Conteúdo protegido!