Dores nas Costas?

Em um ambiente de trabalho, quando as pessoas passam muito tempo à frente do computador acabam desenvolvendo dores nas costas. A melhor postura sobre a cadeira ocorre quando as pernas e os braços fazem um ângulo de 90º. O monitor deve estar de 15º a 30º abaixo do ângulo de visão e à distância de um braço. Dessa forma, o indivíduo manter o peito erguido e obter a melhor postura para trabalhar durante horas.

 

Técnica pomodoro

A técnica pomodoro foi inventada por um italiano. Segundo ela, a cada 25 minutos de trabalho o indivíduo deve tirar uma pausa de 5 minutos de descanso. Neste intervalo, ele deve relaxar e se espreguiçar.

Essa tática é ótima, pois evita que o colaborador permaneça na mesma posição durante muito tempo. Além disso, ela também pode ajudar a melhorar a concentração. É preferível que atividade desenvolvida seja curta e intensa (durante 25 minutos) do que demorar muito tempo, o que leva as pessoas a dispersarem a pensarem em outras coisas. Ao fim de três pomodoros de 25 minutos deve-se fazer uma pausa de 10 minutos.

 

Alongamento do gato

Esse exercício consiste em apoiar joelhos e mãos no chão, dobrando e esticando as costas continuamente. São necessárias 10 repetições, seguidas de um curto intervalo para iniciar a próxima série. Ao todo, devem ser efetuadas 03 séries.

 

Extensões lombares

Nesse exercício, o indivíduo deve se deitar com de bruços, colocar as mãos abaixo do queixo e erguê-lo. Apenas a região da cabeça e peito devem ser suspensos. Serão de 10 a 15 repetições em 03 séries.

 

Extensões super-homem

Novamente com a barriga voltada para baixo, dessa vez o exercício consiste em esticar bem os braços e pernas, erguendo simultaneamente o braço esquerdo em conjunto com a perna direita, enquanto o braço direito deve ser levantado juntamente com a perna esquerda. Os movimentos devem ser alternados. Serão de 10 a 15 repetições em 03 séries.

 

Torção da cintura

Nesse caso, deve-se deitar de costas e esticar as pernas. Em seguida, a perna direita deve ser dobrada e virada para o lado esquerdo com a ajuda da mão esquerda, posicionada nas proximidades do joelho. Simultaneamente, o braço direito deve ser estendido para o lado oposto. A posição deve ser mantida por 20 segundos antes de trocar os membros.

 

Descompressão da coluna

Para concluir, vale a pena descomprimir um pouco a coluna. Para isso, basta cruzar os dedos das mãos e erguê-los acima da cabeça. Em seguida, mantendo os braços esticados, deve-se girar o tronco para ambos os lados, inspirando e expirando antes de trocá-los.

De volta à posição central, o tronco deve ser pendido para os dois lados, mantendo a execução da respiração anterior. Por fim, o indivíduo deve se manter na ponta dos dedos dos pés, buscando esticar o corpo para cima ao máximo. Ao descerem, as mãos devem se soltar e relaxar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Conteúdo protegido!