Maca Peruana: Benefícios, Contraindicações e Onde Comprar

Maca peruana: o que é

A maca peruana (nome científico lepidium meyenii)é um tubérculo originário da cordilheira dos Andes, no Peru, sendo cultivada nessa localidade há mais de 3500 anos. Seu formato se assemelha a um rabanete, porém, ao contrário deste, fora do seu país de origem ela costuma ser consumida na forma de cápsulas. O principal uso da maca é como afrodisíaco, devido à suas propriedades benéficas à sexualidade.

lepidium-meyenii

Maca peruana: benefícios

Algumas propriedades benéficas à saúde advindas do consumo da maca e, válidas tanto para homens quanto para mulheres, são:

  • Aumento da força física, libido e fertilidade, até mesmo aumentando a produção de espermatozoides e sua mobilidade.
  • Aumento da resistência e rendimento nos esportes.
  • Aumento da sensação de bem estar e disposição, além da diminuição da ansiedade.
  • Combate aos sintomas da depressão.
  • Combate à osteoporose, sendo um excelente anti-inflamatório.
  • Melhora da capacidade de memorização.
  • Regulação e aumento da função endócrina.
  • Efeito analgésico, graças aos componentes chamados de saponinas e terpenoides.
  • Alívio dos sintomas pré-menstruais e menopáusicos nas mulheres.
  • Auxílio à adaptação do organismo a situações de estresse, com a regulação da saúde do corpo em situações traumáticas, apoiando as glândulas suprarenais.

As mulheres sofrem de outros problemas com relação aos homens, principalmente alguns decorrentes da menopausa, como o aumento da probabilidade de osteoporose, e, por conseguinte de fraturas. Em estudos científicos conduzidos no Peru, foi comprovado que as populações que consumiam maca peruana, tinham menores índices de fraturas.

Maca peruana e impotência sexual

A popularidade da maca peruana no combate à impotência começou a crescer no ano 2000, trata-se do suplemento ideal para conduzir a boas ereções, apesar de não curar a disfunção erétil de uma forma permanente. De acordo com estudos ingleses, em cerca de 14 dias já é possível notar os primeiros efeitos benéficos de seu consumo, principalmente no tocante ao desempenho sexual.

Contraindicações

Os médicos naturistas recomendam não tomar maca por mais de 3 meses consecutivos, e tão pouco o fazê-lo em doses muito altas, já que cada cápsula contém uma forte dose dessa erva. Por outro lado, não existem problemas em combinar a maca peruana com outros medicamentos, porém, se o usuário não se sentir seguro a respeito, o melhor é se consultar seu médico de confiança.

Efeitos colaterais

Até o momento não são conhecidos efeitos colaterais advindos do uso da maca peruana, mesmo apesar de já haverem muitos estudos científicos a respeito dessa raiz, o que aponta para o fato de que aparentemente ela não traz quaisquer consequências negativas para o organismo humano.

Doses recomendadas

Não há limites para o consumo desde que ele seja propriamente da raiz da maca em sua forma natural, já se a maca for consumida na forma de cápsulas, deve-se ficar atento às doses recomendadas na embalagem, que geralmente vão de 500 a 3000mg por dia. Se a intenção for utilizar a maca por um período considerável de tempo, o recomendado é consumir 500mg por dia. Ademais, é recomendável a interrupção do consumo durante 1 semana ao mês, para que assim o corpo possa descansar.

Onde comprar

O suplemento de maca peruana pode ser adquirido via internet, no seguinte site:  http://macaperuana.club/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Conteúdo protegido!