Melão-de-São-Caetano: Para Que Serve e Posologia

Para que serve?

O melão-de-São-Caetano (Momordica charantia) é uma planta que vem tendo destaque e tem cerca de 870 citações no PubMed.

Ela tem ação consagrada no tratamento do diabetes tipo 2 – por conta da forte ação hiperglicemiante e influir na glicemia – e de infecções de pele.

melao-de-sao-caetano-semente

Existem relatos da redução em torno de 60% do volume de tumores em ratos – todas as pesquisas começam neles.

O melão-de-São-Caetano atua principalmente contra o câncer de pâncreas, um dos mais agressivos, que tem alta taxa de mortalidade. É uma planta que desintoxica e alcaliniza o organismo, além de possuir substâncias antimutagênicas, que evitam mutações indesejáveis nas células e levam as cancerígenas a apoptose (morte programada).

Posologia

Deve-se dar importância à posologia da planta, pois o que diferencia o remédio do veneno é a dose. Por isso, recomenda-se consultar um endocrinologista antes de consumi-la.

O tratamento com melão de são-caetano é uma alternativa natural que vem se mostrando bastante eficaz nas pesquisas feitas com cobaias não humanas, porém, ele precisa de mais estudos, principalmente em relação à posologia, por isso não abandone as terapias convencionais.

Contraindicações

Estão contraindicados ao tratamento com a planta: gestantes, crianças, e quem faz uso de drogas para controle do diabetes – por estas potencializarem a ação da planta – ou do colesterol.

Daí a necessidade de procurar um profissional, para ele prescrever a dose dessa planta medicinal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Conteúdo protegido!