Mioma Uterino: Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

O que é um mioma uterino?

Os miomas uterinos, também chamados de miomatoses uterinas ou fibromas, são tumores benignos que surgem a partir de uma célula muscular do útero que cresce desproporcionalmente, podem se localizar tanto dentro como fora do útero, e possuem tamanhos variados, podendo crescer progressivamente até alcançar dimensões relativamente grandes, como do tamanho de uma bola de tênis, de uma laranja, ou até mesmo de um abacate, além de que podem aparecer isoladamente ou em conjunto.

mioma-uterino

Mioma é câncer?

Não, o mioma aparece como tumor benigno em 97,7% dos casos, podendo se transformar em câncer apenas nos 0,3% dos casos restantes.

Sintomas de mioma

Por motivos genéticos, os médicos afirmam que mulheres negras têm até 5 vezes mais chances de desenvolverem miomas. O mioma uterino acomete de 30% a 60% das mulheres, e 50% das mulheres com miomas não apresentam quaisquer tipos de sintomas, porém, os sintomas mais comuns são:

  • Dor.
  • Inchaço na região do abdômen.
  • Aumento do fluxo menstrual, que pode aumentar de dias e também na duração.
  • Anemia.
  • Fadiga.

Diagnóstico de mioma

Os miomas podem ser detectados através do exame da pelve ou da ultrassonografia, onde se percebe que o útero pode estar maior ou mais endurecido.

Cirurgia de mioma

cirurgia-miomaPor ano, 200 mil mulheres que têm miomas passam pela cirurgia de retirada do útero. Sem a possibilidade de ter filhos, essas mulheres podem também perder a libido, já que o útero tem como funções, além da gravidez, estar ligado à feminilidade da mulher, ao orgasmo, e também exercer uma função hormonal. A retirada do útero pode acarretar consequências devastadoras na mulher, sobre o seu emocional, sua vida sexual, profissional e familiar.

Tratamento para mioma

Os tratamentos variam muito de acordo com o tamanho, e a localização dos nódulos, mas mesmo nos casos mais graves, já é possível tratar a doença sem a retirada do útero.

Embolização de miomas

A técnica da embolização é um tratamento eficaz contra os miomas, onde é introduzido um cateter pela virilha, até chegar ao local dos tumores. O cateter leva bolinhas minúsculas até os miomas, que obstruem as artérias, fazendo com que a circulação do sangue interrompa naquele local, e sem ter como se alimentar, os miomas morrem aos poucos.

Vantagens da embolização:

  • A internalização hospitalar é curta.
  • Faz se uso de anestesias poucas invasivas.
  • Não são necessários cortes, e assim não são deixadas cicatrizes.
  • Preserva-se totalmente a função uterina, e as sequelas são raríssimas ou inexistentes.

A embolização é oferecida pelo SUS e tem cobertura da maioria dos planos de saúde.

Quem tem mioma pode engravidar?

Apenas 5% das mulheres apresentam problemas de infertilidade devidos exclusivamente aos miomas, isso é definido a priori pela localização do mioma. Quando o mioma se localiza na entrada da tuba uterina, ele pode levar a infertilidade, pois nesse caso não há o encontro do espermatozoide com o óvulo. Em torno de 20% das mulheres inférteis apresentam miomas associados a outras patologias, como a endometriose ou a doença inflamatória pélvica.

Mioma na gravidez

As mulheres que apresentam miomas e engravidam, têm maiores riscos durante a gravidez, principalmente de aborto durante o primeiro trimestre, pois se o mioma estiver instalado no endométrio, ele pode deformar a cavidade, e prejudicar a fixação do embrião.

Se a mulher conseguir vencer essa primeira barreira, com o evoluir da gestação, durante o terceiro trimestre, conforme se aumenta a distensão da cavidade uterina, podem-se aumentar as contrações nesses miomas, fazendo com que a mulher possa vir a ter trabalho de parto prematuro.

Por último, a presença de miomas aumenta muito o risco de parto cesariano, pois esses miomas se contraem irregularmente e não produzem boas contrações para o trabalho de parto vaginal. Por isso é muito importante fazer o pré-natal, e o acompanhamento semana a semana com seu obstetra.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Conteúdo protegido!