Perda de Memória: Como ela Ocorre e Como Combatê-la

Perda da memória no mundo moderno

A vida moderna traz benefícios, como, por exemplo, a tecnologia.  Entretanto, ela também gerar alguns problemas no cotidiano das pessoas, como o grande número de informações recebido diariamente e que precisa ser decorado (e-mails, cartões de banco, telefones celulares etc.).

O enfraquecimento da memória é uma situação muito comum atualmente. Isso ocorre principalmente porque as pessoas vivem em um mundo dotado de muita tecnologia e estímulos. Esse cenário faz com que grande parte dos indivíduos não dedique o mínimo de atenção necessária para se lembrar do que viram, viveram ou experimentaram. Com tudo isso, fica cada vez mais difícil ter uma boa memória. Contudo, por meio de exercícios diários para o cérebro é possível recuperar a memória.

Atividades neuróbicas para recuperar a memória

Toda atividade que force o cérebro a sair de sua zona de conforto é classificada como um exercício de neuróbica. Assim, por exemplo, os destros podem utilizar a mão esquerda para usar o mouse do computador ou escovar os dentes. Isso faz com que o cérebro “preste atenção” no que está sendo feito, e o indivíduo concentra toda sua atenção apenas naquele movimento, que normalmente é executado automaticamente.

Importância do sono e da alimentação

O sono é fundamental, pois ele sedimenta tudo o que é aprendido durante o dia. Além de uma boa noite de sono, é muito importante ter uma alimentação equilibrada. Já existem estudos que comprovam que os alimentos ricos em ômega 3, como peixes, ovos e frutas vermelhas, ajudam no fortalecimento da memória.

Outro fator muito importante é ingerir quantias adequadas de água diariamente. O ideal é tomar pelo menos um copo de água em jejum, o que contribui para uma maior fluidez do sistema circulatório, e quando a circulação melhora, o mesmo ocorre com o processamento mental.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Conteúdo protegido!