Síndrome do Ovário Policístico: O que é, sintomas e tratamento

O que são os ovários, qual a sua função e onde se localizam?

Os ovários são dois apêndices que ficam ao lado do útero, tem uma coloração branca e são responsáveis pelo armazenamento dos ovos, então a mulher armazena a quantidade de óvulos necessária durante a sua vida reprodutiva nos ovários, além do que os ovários também são responsáveis pela produção dos hormônios femininos, que irão ser responsáveis pelo ciclo menstrual da mulher.

O que é a Síndrome do Ovário Policístico?

ovario-normal-policisticoA Síndrome do Ovário Policístico ou SOP, na sua forma abreviada, é quando a mulher tem de nascença uma cápsula do ovário mais grossa do que a habitual, então vão se formando os folículos ovarianos, e há uma dificuldade na hora em que eles estão maduros e deveriam se desprender dos ovos, por isso, os folículos são visíveis no ultrassom, vistos como microcistos.

Sintomas de Síndrome do Ovário Policístico

acne-sindrome-ovario-policisticoA SOP acarreta na mulher uma série de transtornos metabólicos e endocrinológicos, que trazem uma série de consequências negativas, entre elas, uma pele seborreica, acne, aumento dos pelos do tipo masculino (hirsutismo), tendência à obesidade, aumento da resistência à insulina, queda de cabelo (alopecia), e consequentemente apresentam ciclos menstruais mais irregulares e doloridos, além do que muitas têm dificuldade de engravidar tendo o ovário policístico.

Diagnóstico de SOP

Normalmente a SOP é descoberta após a primeira menstruação, e a mulher nunca tem ciclos regulares, e mediante ao ultrassom e alguns exames de laboratório se consegue fechar o diagnóstico de SOP.

Ovário Policístico engorda?

Sim, a SOP aumenta a tendência à obesidade, e as técnicas de emagrecimento naturais favorecem para que se obtenha um emagrecimento sustentável, quando se faz uso de medicamentos para emagrecer, ao se parar de tomar esses remédios, ocorre que a pessoa volta a ganhar peso, e também ela não aprende a se alimentar corretamente, e realizar atividades físicas, de forma que o ideal é que o emagrecimento seja acompanhado de atividade física e uma alimentação adequada com orientação nutricional.

Quando se pratica atividade esportiva melhora-se a resistência periférica à insulina, diminuindo o risco de diabetes nesse tipo de paciente, e favorecendo a parte metabólica funcional e hormonal. A parte da nutrição da paciente é muito importante, através de uma dieta adequada e com horários fixos de alimentação. Porém, deve se salientar que o professor ou educador físico não é habilitado a prescrever nenhum medicamento, esse tipo de medicação deve ser prescrito especificamente por médicos especializados.

Tratamento para Ovário Policístico

O tratamento é dividido em dois grandes grupos, um aplicado para mulheres desejosas de ter filhos, onde o tratamento consiste em forçar a ovulação da mulher, aumentando as chances de engravidar, e há outro tratamento, a base de hormônios, destinado ao outro grupo de mulheres, as que não querem ter filhos.

ovario-policistico-gravidezHoje, há tratamentos para gravidez para mulheres com ovários policísticos, onde força-se a ovulação através de medicamentos especiais, chamados indutores de ovulação, e acaba se tendo um bom resultado depois de atingido um maior equilíbrio hormonal, também ajuda muito no combate a SOP a prática de exercícios físicos e dietas.

Uma boa parte das pacientes que procuram os centros de reprodução apresentam SOP, e a medicina tradicional dispõem de técnicas de reprodução assistida, entre elas, a inseminação artificial e a fertilização in vitro, no ovário policístico, é raro se necessitar da fertilização, e normalmente com ciclos induzidos forçando a ovulação, ou até mesmo com inseminações, já é o suficiente para que elas engravidem.

tratamento-sindrome-ovario-policisticoHoje é muito comum os consultórios de dermatologistas receberem mulheres com distúrbios hormonais e reclamando de acne facial, é importante que também nesses casos seja feita uma avaliação com o ginecologista, pois as vezes o problema não está só na pele seborreica, de forma que por vezes passa-se um produto na acne e ela melhora, mas posteriormente volta a aparecer, então o mais indicado é um tratamento em conjunto com o ginecologista e o dermatologista.

Confira mais sobre ovários policísticos acessando o site: http://www.ovariopolicistico.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Conteúdo protegido!