Suplementos Vitamínicos: Benefícios

Benefícios de suplementos vitamínicos

Os suplementos vitamínicos podem dar equilíbrio para que o corpo humano possa trabalhar bem ou ainda com um aumento de eficiência, por exemplo, a flora intestinal, assim como os órgãos do corpo humano, vai se deteriorando com o envelhecimento, o que acaba por contribuir para uma deficiência no sistema imunológico, e a reposição de lactobacilos vivos pode melhorar a atuação dessa flora intestinal.

suplementos-vitaminicos

Radicais livres no organismo

O radical livre é uma molécula instável, e age como uma lâmina circulando em nosso organismo, onde ela toca pode causar destruição e envelhecimento. Em cada inspiração e expiração produzimos radicais livres, e não há como se controlar esse processo. A produção de radicais livres é tão alta que ainda não existem mecanismos para se dosar essa produção em uma quantidade ideal.

Os antioxidantes têm a capacidade de unir-se a esses radicais livres, e evitar o processo de oxidação, que agiria enferrujando nosso organismo, sendo a causa principal de inúmeras doenças enfrentadas atualmente. Com a ação desses antioxidantes, consegue-se bloquear em partes o efeito nocivo dos radicais livres. Alguns dos antioxidantes mais comuns são: vitamina C, vitamina E, selênio (aparecendo com abundância em castanhas-do-pará), zinco, magnésio e cálcio.

Benefícios do magnésio

magnesioO magnésio é um mineral de extrema importância, tendo a impressionante quantidade de 450 funções documentadas no nosso organismo. Pode-se dizer que não é possível a vida sem o magnésio, de forma que ele está presente do fio de cabelo até as unhas dos pés do ser humano.

Para casos em que sejam constatados baixos níveis de magnésio no organismo, basta-se realizar a reposição através de complexos vitamínicos, é claro, sempre respeitando as doses reconhecidamente saudáveis para o organismo em questão, de forma que é sempre indicada uma avaliação laboratorial através de um médico ou nutricionista para averiguar a real deficiência de magnésio do organismo.

Benefícios do cálcio

O cálcio é outro mineral de extrema importância, não somente para os ossos, mas também sendo fundamental até mesmo nos mecanismos envolvendo as próprias contrações do coração, de forma que a entrada de moléculas de cálcio no miocárdio auxilia nas contrações. Porém, novamente, a ingestão de cálcio por meio de suplementos vitamínicos não deve ser realizada de forma aleatória, podendo inclusive acarretar lesão nos filtros dos rins.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Conteúdo protegido!