Vigorexia: O que é, Causas, Sintomas e Tratamento

O que é vigorexia

vigorexiaA vigorexia é um transtorno mental que faz com que as pessoas realizem exercícios físicos de maneira exagerada, e nasce da associação com a imagem corporal. É um distúrbio psicológico em que por mais musculosa que a pessoa seja, ela se enxerga magra no espelho, e por isso, abusa de exercícios e substâncias ilegais, e está sempre querendo atingir limites que às vezes o próprio corpo não suporta mais, o que pode causar lesões, tanto musculares como articulares. Atualmente, a vigorexia ainda não é estabelecida como uma doença específica pelos órgãos normativos.

De forma geral, os fisiculturistas são estereotipados de uma forma muito negativa,

as pessoas costumam associa-los à imagem de algo exagerado e problemático. O bom fisiculturista, independente de seu nível competitivo, tem conhecimento claro dos aspectos fisiológicos e de seus limites em termos de treinamento, sabendo que precisa repousar, se alimentar melhor etc. Enquanto que o indivíduo frequentador de academia que busca por um aumento da estrutura corporal muita das vezes não tem esse conhecimento.

Nas academias é cada vez mais comum ver jovens que começam a fazer musculação e logo ganham muita massa muscular. A utilização de anabolizantes é perigosa e proibida, e para alguns a busca pelo corpo perfeito é uma obsessão. O consumo crescente de anabolizantes é associado à vigorexia.

Causas da vigorexia

O transtorno de imagem causado pela vigorexia é o mesmo de pessoas que sofrem com anorexia, muito comum em modelos. Ainda não se consegue identificar se foi o vício pelo exercício, que tornou a pessoa vigorexica, ou se a compulsão por um corpo ideal, ou ainda um transtorno mental que não permite que esse individuo tenha a percepção exata do corpo que já possui e busque cada vez mais ter um corpo maior.

Sintomas da vigorexia

sintomas-vigorexia

Para os especialistas, o senso comum é de que a malhação deve servir exclusivamente para melhorar a qualidade de vida, e não há critérios objetivos que mostrem em que momento a obsessão pelo físico vira um transtorno. Treinar por mais de 2 horas na academia, ou prejudicar articulações e músculos, indicam excesso, mas não necessariamente uma doença.

Para os psiquiatras quem é aficionado pelo corpo tem um perfil psicológico diferenciado, são pessoas normalmente perfeccionistas, que quando tem um objetivo vão até o fim, e que muito provavelmente tiveram bons ganhos com a atividade física, pelo menos até o momento em que se passa a ter um exagero.

Trocar a vida social por exercícios também é um sintoma de vício, e um aspecto curioso da vigorexia, é que o doente muita das vezes sabe que tem um problema, mas não quer se livrar dele, e em alguns casos gosta e estimula o próprio vício. A vigorexia faz com que se queira cada vez mais ser vigoréxico.

Tratamento para vigorexia

A grande vantagem da atividade física é que não é necessário parar de treinar para se curar do vício, bastando simplesmente tratar essa compulsividade por meio de um tratamento psicológico e reajustar os níveis de tratamento.

Créditos: Quero Ganhar Massa Muscular – Como Ganhar Massa Muscular

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Conteúdo protegido!